7 de abr. de 2012

Jornal On Line do São José - 1ª Edição


Editorial – Língua Portuguesa – Professora Wanessa

Preconceito Racial
Por Letícia Flávia de Oliveira Silva  (6º Ano)

Preconceito é não gostar de pessoas de cor escura, de outras religiões e de outras raças.
Infelizmente o preconceito racial é bastante comum no mundo e isso é muito ruim. A cor da pele não quer dizer que uma pessoa é melhor que a outra.
No mercado de trabalho, muitas pessoas de cor escura sofrem com o preconceito. A cor da pele não quer dizer que a pessoa é menos competente. Muitas vezes, pessoas negras ocupam cargos importantes dentro de uma empresa.
Se todos tratarem os negros como pessoas comuns e normais, a convivência será bem melhor e sem conflitos.
Uma pessoa se torna preconceituosa quando não aceita a outra como ela é. Ainda existe esse tipo de preconceito e cada um de nós precisa mudar isso.
As pessoas preconceituosas devem receber uma punição e aprender que não se deve ser assim.

Bullying
Por Andressa Aparecida Gomes do Nascimento  (7º Ano)

Bullying são todas as formas de atitudes agressivas, físicas e morais, que ocorrem sem motivo evidente e são exercidas por um ou mais indivíduos; causando dor e angústia, com objetivo de intimidar ou agredir outra pessoa sem que ela possa se defender.
As pessoas que praticam o bullying, querem chamar a atenção e deixar as vítimas para baixo, humilhadas. Isso leva o autor do bullying a atingir o colega com humilhações, ele não aprendeu a transformar sua raiva em diálogo.
Geralmente as agressões são insultos, apelidos e agressões físicas.
Tanto as agressões físicas e morais são graves. A violência física, às vezes, é mais grave do que uma fofoca ou um xingamento.
As consequências do bullying podem ser gravíssimas, pois as vítimas desses fenômenos podem ter desinteresse pela escola e queda do rendimento escolar. Também pode afetar tanto a saúde física quanto a emocional e, alguns, chegam até praticar o suicídio.

Economia – Matemática – Professor Laércio

INFLAÇÃO BAIXA PERMITE INVESTIR MAIS, diz Mantega.

O desempenho positivo do Índice de Preços ao Consumidor Amplo – 15 (IPCA-15), cuja alta em março variou 0,25%, o melhor desempenho para o mês desde 2009, sinaliza que 2012 “será melhor do que o ano passado”.
O otimismo é do ministro da Fazenda, Guido Mantega, que classificou como “muito bom” o resultado apresentado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). “Isso significa que os instrumentos que usamos para conter a inflação foram apropriados”, considerou.
De acordo com ele, a inflação controlada facilita a tomada de decisões estratégicas pelo Planalto. “O mais importante é que com inflação mais baixa o governo pode ser mais proativo para estimular a economia a crescer”, observou.
O crescimento econômico foi tema de reunião entre a presidenta Dilma Rousseff e um seleto grupo de 25 empresários, realizada nesta quinta-feira em Brasília.

Ciência e Tecnologia – Ciências – Professora Raquel

A TEORIA DA EVOLUÇÃO - DARWINISMO
Por Priscila e Pedro  - 7º ano

     Baseando se na seleção natural de Darwin estabeleceu a teoria da evolução, a qual é conhecida como darwinismo.
     Darwinismo é um conjunto de movimentos e conceitos relacionados as ideias de transmutação de  espécies, seleção natural ou da evolução.
     A teoria evolucionista de Darwin pode ser descrita da seguinte forma. As espécies de seres vivos se transformam ao longo dos tempos, pois sofrem seleção natural, que prioriza os seres mais adaptados ao meio ambiente em que vivem, devido as suas características serem adequadas ao meio onde vivem.
     Assim, a força que gera transformação das espécies no decorrer do tempo é a seleção natural.
     A característica que mais distingue o Darwinismo de todas as outras teorias é que a evolução é vista como uma função da mudança da população e não da mudança do indivíduo.
     O “Darwinismo” logo veio a representar toda uma gama de filosofias evolucionista(e muitas vezes revolucionárias ) sobre a biologia e a sociedade.

LAMARCKNISMO

 Em 1809 o biólogo francês Jean Baptiste Lamarck propôs uma teoria para explicar de qual maneira os seres vivos evoluem.
     Segundo Lamarck, uma grande alteração no meio ambiente provocaria, em uma espécie, uma necessidade de se modificar.
     Essa necessidade levaria à formação de novos hábitos. Essa ideia aliada a observação da natureza levaram Lamarck a formular as duas leis básicas em sua teoria evolutiva.
     Lamarck baseou sua teoria em duas suposições: a lei do uso a desuso e a lei dos caracteres adquiridos.
     Lei da herança dos caracteres adquiridos: Segundo Lamarck qualquer animal poderia transmitir os seus descendentes aquelas características que se atrofiam pelo desuso ou se desenvolveram pelo uso. Portanto de acordo com Lamarck as novas espécies aparecem por evolução. Exemplos:
     A girafa é obrigada a comer brotos de árvores então ela foi se esticando para cima. Esse hábito provoca um enorme pescoço e as pernas anteriores, mais longas posteriores.

Os fenômenos das Galáxias
Por Lucas 6º ano

Um dos fenômenos, mas formidáveis do Universo são as colisões entre galáxias. Elas envolvem uma quantidade extraordinária de matéria e uma eternidade, na escala humana, para que se concluam.
Existem muitas colisões de galáxias observáveis. Não podemos assistir a toda uma colisão, mas conhecemos muito bem o mecanismo que dirige (a gravidade) e observamos o telescópio, inúmeras delas em andamento.
É como ver um único quadro de um filme de longa, metragem. De sorte que observamos colisões em vários estágios, que nos permite reunir os quadros usando computadores, que calculam com rapidez e precisão as interações gravitacionais entre as estrelas.
Uma galáxia apresenta um aglomerado de gás, poeira e centenas de bilhões de estrelas que se mantêm unidas através da força gravitacional. No entanto as estrelas não se amontoam; pelo contrario, ficam afastadas entre si, em média 3 ou 4 anos –luz, ocupando toda a galáxia um espaço de centenas de milhares de anos-luz.
Somos incapazes de conceber tal distância. Nós, que vivemos num mundo com apenas 40.000 km de circunferência e dificuldade precisamos compreender, na prática, o que são mais que algumas dezenas ou centenas de quilômetros.
As imensas nuvens de gás das galáxias são compostas sobre tudo hidrogênio e hélio e a poeira é na verdade uma infinidade de partículas solida algumas menores que um grão de sal, outras maiores que uma casa.
O gás pode ser como uma “mortalha” das estrelas que já morrem ou como a “ placenta” que envolve aquelas que estão por nascer. Sem mencionar que muitas estrelas devem possuir planetas ao seu redor.
Como tudo no Universo, as galáxias também se movimentam. Mas é de se esperar que estruturas tão gigantesca movam-se relativamente devagar. De fato, para dar uma volta completa em torno de si mesma, nossa galáxia, a Via Láctea, leva 250 milhões de anos, embora viajando a respeitáveis 250 km/ s.
Existem galáxias em forma de espiral, como a nossa galáxia lenticular, como a bela, Sombrero e ainda galáxias elípticas e irregulares. Uma galáxia produz uma imagem extensa quando fotografada ou observada através de um telescópio. Isso as distingue muito bem das estrelas, que produzem imagens pontuais.
   
Geografia / Atualidades – professor Rafael

Lei da Ficha Limpa
Por Matheus Henrique Bertazo Guimarães Franqueira Fernandes- 6º ano

Todos sabem que a corrupção eleitoral é um problema que existe no mundo todo, assim como a politicagem, para acabar com isso foi criada a Ficha Limpa ou a Lei complementar nº 135/2010 no Brasil.
A Ficha Limpa é uma lei que proíbe de se candidatar por oito anos um candidato que tiver o mandato cassado, ela também proíbe de se candidatar quem tiver a ficha “machada”, foi aprovada no dia 16 de fevereiro de 2012 para se usada nas eleições municipais deste ano. O movimento começou com a campanha “combatendo a corrupção eleitoral”, em fevereiro de 1997, pela CBJP, da CNBB. Esse movimento só ganhou atenção e conseguiu ser aprovada depois de uma campanha nacional pela sua aprovação, a campanha da Ficha Limpa. O movimento trabalhou um ano para conseguir 1,3 milhão de assinaturas.
A Ficha Limpa recebe muitas críticas, algumas positivas, outras negativas.
“e o indivíduo tornado inelegível por um colegiado de juízes, em segunda instância, for inocentado depois, no Supremo Tribunal Federal ou no Superior Tribunal de Justiça, sabem o que acontece? ELE RECUPERA SEUS DIREITOS POLÍTICOS!!! Ora, e aquela inelegibilidade, então, tornada transitória, que o impediu de se candidatar? Foi ou não foi a aplicação de uma pena a inocente?” Reinaldo Azevedo em coluna virtual da Revista Veja.
"O homem público, ou que pretende ser público, não se encontra no mesmo patamar de obrigações do cidadão comum no trato da coisa pública. O representante do povo, o detentor de mandato eletivo, subordina-se à moralidade, à probidade, à honestidade e à boa-fé, exigências do ordenamento jurídico e que compõem um mínimo ético, condensado pela lei da Ficha Limpa, através de hipóteses concretas e objetivas de inelegibilidade". Rosa Weber, em depoimento à Revista Veja.
Conclui-se que a Ficha Limpa é o pesadelo dos políticos, por que não poderão cometer atos desonestos, não poderão cometer politicagem, ou seja, “bye bye” corrupção.

História – professor Rafael

Política no Brasil
Por Priscila Varejão Corona – 7º ano

Política é denominada a arte da organização, direção e administração de nações ou estados, ou seja, os direitos e deveres de cada cidadão. A palavra tem origem nos tempos em que os povos estavam organizadas em cidades-estados, chamadas “polis” na Grécia Antiga.
Todos nós fazemos política no nosso dia-a-dia, os dirigentes da nação com suas leis, projetos e o povo através de seu voto, das greves, dos sindicatos, etc. Nossos direitos, por exemplo, educação, alimentação, saúde, lazer; nossos deveres: votar, obedecer às leis, respeitos os outros, pagar impostos, etc.
A política no Brasil tem como ética: cuidar dos princípios humanitários de todos os povos, nações, religião e comunidades. A quebra da ética desestrutura todas as áreas do país, principalmente quando acontece na política, porque perdemos a confiança nas pessoas que deveriam ser um exemplo para o povo e lutar pelos seus interesses.
Tipo de corrupção é: propina, nepotismo, tráfico de influência, ou seja, o uso ilegal do poder político e financeiro do governo que transfere a renda pública ou privada de um modo criminoso para alguns indivíduos que tenham laços de interesse comum com o governo. No Brasil, não temos muito interesse com assuntos políticos, com isso perdemos muito e nos atrasamos economicamente.
Algumas soluções para isso são: o voto (tirarmos os corruptos do governo), ficha limpa, forçar o poder judiciário para punir os que fazem atos ilegais. Muitas ONG’s também monitoram os casos de corrupção para fazer o poder judiciário e legislativo combaterem essa prática e o Ministério Público também fiscaliza o poder Executivo.
Conclui-se que cada um tem que fazer sua parte e as pessoas precisam ter mais interesse pela política para melhorar os problemas que andam acontecendo e com a Lei da Ficha Limpa isso deve melhorar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário